Os hábitos de compra do consumidor são mutáveis, ou seja, eles mudam de tempos em tempos e você como uma marca deve compreender essas mudanças se quiser continuar no páreo.
Tudo o que o marketing da sua empresa quer é influenciar a decisão de compra do seu público. Mas isso só é possível se houver um acompanhamento das tendências que alteram o comportamento do consumidor.
Há pelo menos duas estratégias que já sabemos que não vão mudar. A primeira é a de oferecer bom atendimento, produtos e serviços de qualidade, e segurança nas transações. Nenhum cliente vai se opor a isso. Jamais! Isso é o básico do básico.
A segunda estratégia é fazer a pesquisa de público alvo, definição de persona e segmentar as campanhas. Essa também não deve ser deixada de lado, é primária, básica e eficiente, mas que deve ser complementar à pesquisa comportamental. É preciso saber muito mais do que gênero, idade e localização, é preciso entender como pensa e age o seu público.
Quem compreende essas tendências sai na frente e dribla a concorrência, pois é esse pensamento que diferencia empresas lucrativas, elas sabem para quem oferecer os seus produtos e serviços e não dependem da sorte para vender. Atirar para tudo quanto é lado, nunca foi uma estratégia inteligente, mas segmentar de forma errada também te desvia das oportunidades. Como?
Uma pesquisa do próprio Google descobriu que os homens não estão no radar de campanhas publicitárias quando se fala em produtos infantis. Então, por exemplo, uma loja de roupas infantis que direciona seu marketing segmentando suas campanhas apenas para pessoas com filhos e principalmente mulheres (mães), está perdendo oportunidades quando a pesquisa revela que 39% das pessoas com intenção de comprar roupas infantis não têm filhos e que os homens (pais) estão na mesma proporção que as mulheres (mães) quando se trata em cuidados com os filhos.
Quer outro exemplo? 40% dos jogadores de videogame, adultos, solteiros e sem filhos são do sexo feminino. E as mulheres pouco fazem parte da segmentação voltada a games. O que podemos aprender disso é que a generalização baseada apenas em gênero e idade direcionaria esse tipo de campanha para homens e adolescentes e perderia uma fatia de 40%.
Mas, afinal, como descobrir o que influencia o modo de pensar e agir dos consumidores e usar isso para vender mais? É preciso estudar as intenções comportamentais e não se basear apenas em dados como gênero, idade e localização.
A Euromonitor International, uma empresa de pesquisa de mercado divulgou um novo estudo no qual revelou que o consumidor está em busca de autenticidade e simplicidade. E para te ajudar, nós separamos as 3 principais tendências atuais que devem ser levadas em conta já!
1 – Autenticidade
Já falamos aqui que bom atendimento, bom serviço e segurança não é uma tendência, é algo imutável, que todo cliente busca. Por isso, se destaca quem além de oferecer excelência, demonstra autenticidade. Não basta fazer bem, se sobressai positivamente quem é autêntico.
Pesquisas vêm mostrando que as pessoas gostam de ser relacionar com pessoas, por isso, transformar a sua marca numa marca mais humanizada, aproxima o público. Produtos e serviços genéricos e massivos e atendimento impessoal estão sendo cada vez mais rejeitados. É preciso ser cada vez mais acessível e de forma pessoal, simples e autêntica.
2 – Mobilidade
A mobilidade se refere a canais responsivos, aptos a rodar em qualquer dispositivo móvel, principalmente nos smartphones. Simples assim. Uma pesquisa da Opinion Box revelou que 71% dos consumidores já compraram por smartphone.
Essa é uma tendência que só aumenta, cada vez mais as pessoas usam os celulares para tudo, de compras à jogos e pagamentos bancários, está aí a busca pela simplicidade, o cliente quer conseguir fazer tudo pelo celular ao invés de ter que ir lá ligar o computador para fazer uma transação. Quanto mais simples e funcional, melhor.
A Euromonitor revelou que pessoas mais velhas nascidas entre 1946 e 1964 estão mais interessadas na tecnologia como nunca. O que aumenta o número de usuários online e mobile.
3 – Conteúdo diversificado
O Marketing de conteúdo chegou para ficar e está ganhando cada vez mais espaço. Mas na diversificação de conteúdo, deve-se estar atento também ao formato do conteúdo. Além de artigos e ebooks, o consumo de vídeo deve aumentar cada vez mais com a melhora da internet banda larga nos smartphones.
Além disso, formatos em áudio estão viralizando, recentemente a maior emissora do país, a Rede Globo anunciou sua plataforma de podcast. A emissora estava desperdiçando conteúdo por não diversificar. Com o marketing de conteúdo, todo conteúdo pode e deve ser reciclado, isso é, ser transformado em outro formato. A busca por conteúdo multimídia só vai aumentar.
Sem dúvida, conhecer bem o comportamento do comprador é uma das melhores práticas que você pode adotar a favor da sua empresa e alcançar resultados mais expressivos nas vendas. Por falar em vendas, quer saber como alavancar as suas?